domingo, 25 de agosto de 2013

Termogênicos

Pessoas, to passando rapidinho pra falar sobre termogênico. Vocês sabem o que é? Termogênicos são alimentos termo ativos. Eles aceleram o metabolismo, transformando em energia a gordura do nosso organismo.

Hoje, vou falar sobre a cafeína, tão utilizada no nosso dia a dia. Então, vocês sabiam que ela é uma das substancias mais antigas utilizadas ainda de forma primitiva e sem os devidos conhecimentos por povos antigos? Esses povos antigos, de alguma forma viam algum benefício, seja por estimulação, por aumento na disposição ou até por razões medicinais. Não é a toa que, presente em bebidas como o chá e o café, a cafeína tenha sido largamente utilizada até os dias de hoje, em sua forma isolada, em cápsulas, líquidos ou pós previamente “elaborados” com ela e mais alguns compostos.
A cafeína trata-se de um composto naturalmente produzido em algumas bebidas de alimentos e faz-se na característica de estimulante do SNC (sistema nervoso central), além de produzir outros efeitos como o aumento da adrenalina e, claro, efeitos termogênicos. Esses efeitos, auxiliam na perda de peso, pois, as catecolaminas que são estimuladas pela cafeína, fazem com que inúmeros processos convenientes a quem busca o emagrecimento, por exemplo, aconteçam de forma otimizada, tais como a lipólise, propriamente dita. Além disso, a diurese e a sudorese contribuem para uma perda hídrica que posa estar em excesso. A termogênese em si, ocasionada pelo consumo da cafeína, já é um bom princípio de aumento metabólico, também favorecendo a queima de calorias.

Além disso, a cafeína aumenta a síntese de glicogênio muscular e hepático. Também possui alguma influência na quebra e mobilização de ácidos graxos dos tecidos e estoques intramusculares, através do aumento da produção de catecolaminas.
A cafeína pode ser combinada com outras substâncias, potencializando o seu efeitos. Algumas dessas substâncias são:
Efedrina (uma das combinações mais eficazes, porém não deve ser feita sem acompanhamento médico);
Teofilina (apesar de não recomendada, visto que ela terá basicamente o mesmo efeito no corpo do que a própria cafeína);
EGCG (presente no chá verde e que, em combinação com a cafeína vem apresentando ótimos resultados);
Pessoasss!!! Fiquem sempre atentos aos excessos, pois facilmente uma superdosagem podem leva-los a problemas cardiovasculares, ocasionar um AVC pela alta pressão ou causar desconfortos gastrointestinais.



Beijos e mais beijos pra vocês,
Frigga...

Nenhum comentário:

Postar um comentário