quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Chá Verde

Lá vai a Frigguinha falar sobre mais um termogênico...
Vocês não tem noção dos benefícios que esse chá proporciona. To começando a levar fé no que minha mãe sempre diz: "Se dói, é porque ta fazendo efeito. Se é ruim, é porque vai fazer bem pra sua saúde!". Então povo, vamos cair matando no chá verde, porque esse trem é bom de mais da conta e vocês vão saber porquê.

Ele é considerado uns dos melhores termogênicos naturais e possui um efeito ativo sobre o sistema nervoso central, coração, figado... Essa estimulação é ainda mais constante quando a pessoa está com sono ou cansada.
Eu já falei no post anterior, que os termogênicos aceleram o metabolismo e que a fonte dessa aceleração é a bendita da cafeína, está que também esta presente no chá verde. A quantidade dessa cafeína estimula a musculatura esquelética e facilita a contração muscular, ou seja, se tu estiver trabalhando e esta com o corpo todo dolorido por fazer o mesmo movimento repetitivo todos os dias, esse chá é uma mão na roda, ele refresca a tua mente e restaura o teu corpo. A quantidade de cafeína presente no chá é ainda maior que a quantidade de cafeína presente no café, sendo que essa quantidade de cafeína é muito mais suave que a quantidade presente nas outras bebidas, mas isso não significa que o chá é menos eficaz.



Agora vou responder as perguntas que vocês não veem a hora de serem respondidas.

O consumo de chá verde pode ajudar na perda de peso?
Mas é claro que pode! Os flavonoides (grupo de metabólicos secundários) presentes no chá verde possuem a capacidade de atuar sobre o sistema nervoso simpático, que regula a queima de gorduras. A bebida aumenta a queima de calorias, previne o depósito de gorduras no organismo e regula o peso corporal.

Posso colocar açúcar no chá pra disfarçar o gosto ruim?
Claro que Não! Não é recomendado utilizar açúcar branco ou adoçante sintético para adoçar qualquer tipo de chá, mas o mel pode ser uma boa alternativa para quem não consegue consumir a bebida ao natural.
O chá verde é um placebo?
Você ta maluco? Não é um placebo! Além da cafeína, o chá verde contém outras substâncias benéficas para o organismo. A bebida é rica em aminoácidos, vitaminas B, E, C, cálcio, magnésio, zinco, potássio e ferro, além de flavonoides, que fazem bem para circulação sanguínea.
Mesmo sendo magro, posso tomar o chá verde?
Pode sim, ou melhor, Deve! Estudos já mostraram que o consumo regular do chá verde pode fazer bem à saúde. Pesquisas apontam que a bebida tem influência positiva no tratamento de inflamações e tumores, evita a hipoglicemia e o entupimento das artérias.
Existem contraindicações para o consumo de chá verde?
Infelizmente sim... Pessoas portadoras de doenças cardíacas, hipertensos e grávidas não devem consumir o chá verde. A bebida possui alta concentração de teofilina, que é um potente vasoconstrictor, e pode promover o aumento da pressão arterial, levando a frequências cardíacas irregulares, conhecidas como arritmias.
Como deve ser o meu consumo do chá para obter um ótimo resultado?
Segundo pesquisa publicada no American Journal of Clinical Nutrition, o chá verde tem o poder de aumentar em 4% a queima de gordura corporal em indivíduos que ingerem a quantidade estipulada pela American Dietetic Association (ADA): 4 a 7 xícaras diárias.

Os chás de saquinho e o efervescente são eficientes como a erva natural?
São sim. Os chás de saquinho ou na versão efervescente possuem as mesmas substâncias provenientes das folhas da erva Camelia sinensis, mas em concentrações diferentes da erva natural, que é mais poderosa. Procure adquirir produtos feitos a partir de folhas frescas, que possuem maior potencial de ação.
Qual a forma de preparo correta?
A melhor forma de preparar o chá à base de ervas naturais é na proporção de 1 grama de folhas para 100 ml de água. Deixe em infusão por cinco minutos, em uma temperatura alta, em torno de 80°C. Para aproveitar todas as suas propriedades benéficas, recomenda-se ingerir a bebida, no máximo, 15 minutos após o preparo.
Para emagrecer, posso beber chá verde o dia todo?
Mais ou menos. Rico em cafeína, o chá pode interferir na qualidade do sono, principalmente, no caso de pessoas que já apresentam tendência para insônia. Considerada uma bebida estimulante, ela não deve ser consumida à noite.
O chá verde tem o poder de rejuvenescimento?
Mais ou menos! Por ter um poderoso efeito antioxidante, o chá verde impede a ação dos radicais livres, que causam o envelhecimento precoce das células. “Nutrientes como carotenos, vitaminas C e E, presentes nas folhas, favorecem a elasticidade da pele e previnem as rugas”, diz Daniela Jobst.

O chá verde nos protege do câncer?
Sim! A prevenção contra o câncer é outro benefício do chá verde. “Além da catequina, um poderoso antioxidante que impede que a proliferação das células aconteça de maneira desregular, o chá verde é rico em bioflavonoides. Essas duas substâncias bloqueiam as alterações celulares que dão origem aos tumores”, diz a nutricionista e clinica funcional Camila Duran, da Clínica Pedrinola & Rascovski. Esse resultado foi observado em um estudo feito pela Universidade do Estado de Luisiana, nos Estados Unidos. Segundo os pesquisadores, pacientes diagnosticados com câncer de próstata que tomaram quatro cápsulas por dia de um ativo denominado Polifenol E – um montante equivalente a cerca de 10 xícaras de chá verde tiveram uma redução na proliferação de células cancerígenas em até 30%.




E então, tem mais alguma duvida sobre esse chá milagroso?
Qualquer duvida é só comentar que estou aqui para ajudar!
Não sei vocês, mas não vejo a hora de começar a tomar esse chá.


Bjos da Frigga,

Boa semana pra vocês!

Nenhum comentário:

Postar um comentário